Substituição de implante decorrente de câncer de mama é garantida por lei.

UNACCAM • abr. 05, 2023

Não se trata só de estética, mas de autestima.

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei 14.538, que garante à mulher o direito de troca de implante mamário colocado em razão de tratamento de câncer sempre que houver complicações ou efeitos adversos. O objetivo da norma é o uso de todos os meios e técnicas necessárias para o tratamento de mutilação decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer.


A lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (3) e teve origem no substitutivo do Senado ao Projeto de Lei (PL) 2.113/2019, relatado pelo senador Flávio Arns (PP-TO), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A autoria da proposta é da deputada federal Laura Carneiro (MDB-RJ).


De acordo com a nova lei, quando a reconstrução mamária ou a simetrização da mama contralateral for realizada com a utilização de implante mamário, é assegurada a substituição do dispositivo sempre que ocorrerem complicações ou efeitos adversos a ele relacionados. Além disso, é previsto acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado das mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama em razão do tratamento de câncer. O acompanhamento deverá ocorrer desde o diagnóstico.


As normas valerão tanto para o setor privado quanto para o Sistema Único de Saúde (SUS). No âmbito do SUS, o projeto determina também que o procedimento seja realizado no prazo de 30 dias após a indicação do médico.

Destaque no plenário da Câmara retirou do texto dispositivo aprovado no Senado que determinava que os planos de saúde cobrissem a retirada de implante mamário por complicações e efeitos adversos independentemente da razão de sua implantação.


A norma altera a Lei 9.656, de 1998, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, e a Lei 9.797, de 1999, que prevê a obrigatoriedade da cirurgia plástica reparadora da mama pelo SUS nos casos de mutilação decorrentes de tratamento de câncer.


Fonte: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/04/03/substituicao-de-implante-decorrente-de-cancer-de-mama-agora-e-garantida-por-lei

Informações de qualidade para Multiplicar sobre Saúde da Mama

Por UNACCAM 11 dez., 2023
INCA - INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER
Por Unaccam 16 nov., 2023
Outubro Rosa com Virada Feminina de Milão e Unaccam
Por Unaccam 08 ago., 2023
Mas afinal, o que é pesquisa clínica?
Por Unaccam 06 ago., 2023
Acolhimento e carinho às pacientes com câncer de mama
Gestante oncológica com interrupção de endocrinoterapia
Por SBM - Sociedade Brasileira de Mastologia 23 jun., 2023
Estudo aponta segurança na interrupção de endocrinoterapia para pacientes oncológicas apontando opção segura para gestação de pacientes.
Por Revista Piauí 19 abr., 2023
Fatores de Proteção dos Povos Originários
Por Unaccam 30 mar., 2023
This is a subtitle for your new post
Por Clarisia Ramos 28 mar., 2023
Avaliação para seu Equilíbrio de vida.
Tininha e Voluntárias da UNACCAM na Assembleia Legislativa de SP ( ALESP)
Por Adriana Amaral 07 fev., 2023
Cinco anos de saudades e realizações de Tininha a fundadora da OSC UNACCAM.
Por Luciana Telles 19 jan., 2023
Janeiro Branco
Mais Posts
Share by: