Saúde Mental - Cuidar da mente é cuidar da vida.

Luciana Telles • jan. 19, 2023

Janeiro Branco

Janeiro, primeiro mês do ano novo que traz o sentimento de esperança, uma tela em branco que inspira recomeços cada vez mais leves e próximos do que faz bem. Com ele iniciam se as campanhas anuais com diversas cores de conscientização sobre saúde. Neste mês temos o conhecido “Janeiro Branco”, movimento criado em 2014 pelo psicólogo mineiro, Leonardo Abraão. Este movimento busca chamar a atenção das pessoas e sociedade para temas em saúde mental, desde acessos a assistência psicossocial, políticas públicas, até cuidados frente a situações adversas do dia a dia.


Nada melhor que começarmos o ano valorizando este cuidado que integra o conceito de saúde. Em 1 948 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Diante disso, compreende-se que falar de bem-estar físico é também olhar para uma rotina de cuidado das outras esferas. A descompensação em uma área pode afetar as demais. Pensando nisso, o tema do janeiro branco deste ano é “A Vida pede Equilíbrio”. Leonardo Abraão afirma que a vida moderna tem trazido inúmeras conquistas e benefícios, mas ao mesmo tempo tem cobrado um preço muito alto de cada ser humano. Segundo a OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de ansiedade no mundo (9,3%) e o segundo com maior número de pessoas depressivas, equivalente a 5,8% da população, atrás dos Estados Unidos, com 5,9%.


Estas descompensações em saúde mental ficaram mais evidentes após o período de pandemia e mesmo antes da COVID – 19, apenas uma pequena fração das pessoas tinha acesso a cuidados de saúde mental eficazes, acessíveis e de qualidade.


Então, além da prevenção e intervenções de cuidado para sinais de ansiedade e depressão, o que mais envolve a saúde mental?


  • SAÚDE MENTAL é a forma como emoções, sentimentos, pensamentos e comportamentos influenciam nosso dia a dia, como agimos diante dos ganhos/perdas, os desafios e mudanças em qualquer fase da vida. Além de ser determinante para a estabilidade física, a saúde mental está relacionada à qualidade da interação individual e coletiva. E aqui pode se abordar as emoções que são geradas a partir da comunicação de um diagnóstico de uma doença que possa ser grave ou ameaçadora da vida. O adoecimento promove diversas dores, seja no paciente, familiar e profissional da saúde. Uma das dores é a mental/emocional que interfere significativamente no enfrentamento, adaptação e adesão em toda jornada do cuidado e seus desfechos. 


  • Qual o desafio? a negligência, estigma, julgamentos e acesso. Ainda existe a ideia de que saúde mental está ligada apenas a transtornos mentais, a doença mental, ou até chegar a um estado agudo, grave e incapacitante, é tida como invisível. 


  • Fatores determinantes: biológicos (genética e personalidade); ambientais; socioeconômico.

 

  • Rede de apoio: Pode se ter o apoio de pessoas especializadas, como psicólogos e médicos psiquiatras ou das pessoas do convívio que possam exercer um espaço de acolhimento e escuta para direcionarem a uma ajuda especializada.

 

  • “A vida pede equilíbrio”:  Equilíbrio é movimento, não é viver em um mundo estático. Viver em equilíbrio é sair do conceito “8 ou 80”, reconhecer os opostos e as transformações da vida. É compreender que onde se tem medo, pode se gerar coragem e esperança. É respeitar suas forças e também vulnerabilidades como oportunidade de Vida.


Então, assim como a saúde física, a MENTAL é parte integrante e complementar à manutenção das funções orgânicas. Nesse contexto, a promoção da saúde mental é essencial para que o indivíduo tenha recursos necessários para executar suas habilidades pessoais e profissionais. 

 

É um importante investimento de qualidade de vida. Investir em estratégias que possibilitem o desenvolvimento e harmonia das funções mentais é essencial para um convívio mais saudável e digno nas diversas relações, seja com você e com o mundo.

 

Vamos juntos neste cuidado?

CUIDAR DA MENTE É CUIDAR DA VIDA.

Informações de qualidade para Multiplicar sobre Saúde da Mama

Por UNACCAM 11 dez., 2023
INCA - INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER
Por Unaccam 16 nov., 2023
Outubro Rosa com Virada Feminina de Milão e Unaccam
Por Unaccam 08 ago., 2023
Mas afinal, o que é pesquisa clínica?
Por Unaccam 06 ago., 2023
Acolhimento e carinho às pacientes com câncer de mama
Gestante oncológica com interrupção de endocrinoterapia
Por SBM - Sociedade Brasileira de Mastologia 23 jun., 2023
Estudo aponta segurança na interrupção de endocrinoterapia para pacientes oncológicas apontando opção segura para gestação de pacientes.
Por Revista Piauí 19 abr., 2023
Fatores de Proteção dos Povos Originários
Por UNACCAM 05 abr., 2023
Não se trata só de estética, mas de autestima.
Por Unaccam 30 mar., 2023
This is a subtitle for your new post
Por Clarisia Ramos 28 mar., 2023
Avaliação para seu Equilíbrio de vida.
Tininha e Voluntárias da UNACCAM na Assembleia Legislativa de SP ( ALESP)
Por Adriana Amaral 07 fev., 2023
Cinco anos de saudades e realizações de Tininha a fundadora da OSC UNACCAM.
Mais Posts
Share by: