Cinco anos de saudades e realizações, Tininha!

Adriana Amaral • fev. 07, 2023

Como mensurar a lacuna deixada por alguém?

Tarefa difícil, pois o sentimento muda, dependendo da relação formada e a obra deixada pela pessoa que se foi.

Passados cinco anos desde a morte da fundadora da Unaccam (União de Apoio no Combate ao Câncer de Mama), Ermantina Ramos, é lembrada nessa terça-feira, sete de fevereiro. Temos uma certeza: a inesquecível Tininha vive!


Ela está presente em cada ação e atenção prestadas às mulheres, que cuidam e são cuidadas, visando à saúde mamária. Afinal, não é nos espaços de ausência que alguém que deixou um legado deve ser saudado. É também, nos espaços de preenchimento.


Saudamos com carinho a querida Tininha, pioneira em capacitar voluntários e Instituições que cuidam de pacientes com Câncer de Mama.


A Unaccam se tornou uma grande família que se sente honrada em receber este legado através de professores, doutores, amigos e filhos que acreditam que este projeto de educação e informação de qualidade pode mudar a realidade do câncer de mama tanto em diagnóstico quanto no cuidado de pacientes.


O câncer de mama continua vitimando e marcando as vidas das mulheres – e homens - no Brasil. Muitos sem recursos ou conhecimentos, mas todos que se veem surpreendidas pelo diagnóstico precisam de apoio, seja financeiro, seja emocional.


Acreditamos que o acesso à informação direcionada e o apoio multidisciplinar é tão urgente e importante quanto à terapêutica. E, nessa lida construímos uma rede de apoiadores e seguidores que promovem a saúde mamária. Uma tarefa árdua, mas prazerosa, disponibilizada gratuitamente pelas voluntárias das diversas organizações nascidas da Unaccam.


Seguimos a importante missão de divulgar informação e formar voluntários a fim de minimizar os impactos da doença e garantir qualidade de vida às mulheres com câncer de mama. E, cada dia que passa, o principal ensinamento deixado por Tininha, nossa inspiradora que transformou muitas vidas e realizou este lindo

projeto, a UNACCAM que acolhe, dialoga e dá atenção multiprofissional que também salva vidas e deveria ser um direito básico, por ser fundamental.


Relembramos a referência repetindo a sua frase: “quem procura acha, quem acha cura!“



Obrigada Tininha


Informações de qualidade para Multiplicar sobre Saúde da Mama

Por UNACCAM 11 dez., 2023
INCA - INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER
Por Unaccam 16 nov., 2023
Outubro Rosa com Virada Feminina de Milão e Unaccam
Por Unaccam 08 ago., 2023
Mas afinal, o que é pesquisa clínica?
Por Unaccam 06 ago., 2023
Acolhimento e carinho às pacientes com câncer de mama
Gestante oncológica com interrupção de endocrinoterapia
Por SBM - Sociedade Brasileira de Mastologia 23 jun., 2023
Estudo aponta segurança na interrupção de endocrinoterapia para pacientes oncológicas apontando opção segura para gestação de pacientes.
Por Revista Piauí 19 abr., 2023
Fatores de Proteção dos Povos Originários
Por UNACCAM 05 abr., 2023
Não se trata só de estética, mas de autestima.
Por Unaccam 30 mar., 2023
This is a subtitle for your new post
Por Clarisia Ramos 28 mar., 2023
Avaliação para seu Equilíbrio de vida.
Por Luciana Telles 19 jan., 2023
Janeiro Branco
Mais Posts
Share by: